domingo, 26 de junho de 2016

Mano Brown

Braulio Pedro Paulo Soares Pereira (São Paulo22 de abril de 1970), mais conhecido como Mano Brown, é um dos maiores destaques épicos e históricos do Rap Nacional, vocalista dos Racionais MC's, grupo formado na capital paulista em 1988 e integrado por Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões).
O apelido de Paulo originalmente era Brown. Segundo o próprio, "Mano" veio depois devido a uma interpretação errônea de um trecho de uma música "sou eu mano, o Brown" interpretado como "sou eu, Mano Brown". Daí pra frente o apelido pegou.
A revista Rolling Stone promoveu em outubro e 2008 a Lista dos Cem maiores Artistas da Música Brasileira onde Mano Brown ficou com o 28° lugar.
Mano Brown se notabilizou por sua aversão à mídia de massa. Raramente concede entrevistas a jornais, revistas ou programas televisivos. Também são raras as vezes que os Racionais MC'S fizeram alguma apresentação na TV, exceto quando transmitidos em shows ao vivo. Suas letras tratam da realidade que ele viveu e presenciou nas favelas e periferias.


Prisões 
Mano Brown chegou a ser preso em 27 de julho de 2004 por desacato à autoridade ao tentar agredir policiais militares, após estes perseguirem o compositor até sua casa por terem descoberto um cigarro de maconha. No dia seguinte, foi liberado após pagar fiança de R$ 60,00.
Em 2007, ele se envolveu em uma briga em um jogo do clube do time pelo qual torce, o Santos Futebol Clube, onde também é associado a Torcida Jovem do Santos. Foi detido e posteriormente solto por falta de provas. Segundo o que disse à revista, ele não se envolvia com o crime.

Em 06 de abril de 2015Mano Brown foi detido por desacato, desobediência e resistência à prisão, após ser parado em uma Blitz da Polícia Militar no bairro de Vila Andrade, zona sul de São Paulo. Segundo a PM, a habilitação e o IPVA do veículo que dirigia estavam vencidos desde 2012. O então secretário de direitos humanos da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, saiu em defesa de Mano Brown, alegando abuso de autoridade por parte dos policiais que abordaram o rapper.

Canções

Mano Brown é autor de canções como "Vida Loka I", "Vida Loka II", "Negro Drama" (com Edi Rock), "A Vida é Desafio", "Jesus Chorou", "Da Ponte pra Cá", "Capítulo 4, Versículo 3", "Tô Ouvindo Alguém Me Chamar", "Diário de um Detento", "Fórmula Mágica da Paz", "Homem na Estrada", "Fim de Semana no Parque" (com Edi Rock), "Mano Na Porta do Bar", "Negro Limitado" (com Edi Rock) e "Pânico na Zona Sul". "Artigo 157".

Nenhum comentário:

Postar um comentário